Noticias policiais:

CURSOS GRATUITOS PELA SENASP - POLICIAIS - BOMBEIROS E GUARDAS MUNICIPAIS

ABERTOS:

5. Local do Crime: isolamento e Preservação – PLC – 40h

Qual a primeira atitude de policial ou bombeiro quando chega a um local de crime?

Esta e outras perguntas serão respondidas neste curso que tem por objetivos criar condições para que o profissional da área de segurança pública possa:

  • Reconhecer a sensibilidade e peculiaridades do local de crime;

  • Analisar a legislação pertinente ao tema;

  • Identificar elementos básicos pertinentes ao tema;

  • Listar as primeiras providências a serem executadas no local de crime;

  • Enumerar seqüência de procedimentos para isolar e preservar o local;

  • Identificar os procedimentos gerais da investigação;

  • Identificar os procedimentos gerais dos exames periciais e policiais;

  • Reconhecer a importância da prova material para a comprovação da autoria do crime.

Obs.: Fiz este curso é bem instrutivo e de grande valia para os policiais de campo.

4. Uso Progressivo da Força – UPF – 60h

O uso da força é um instrumento de trabalho da polícia e de seu funcionário, o policial. Conhecer as leis que balizam o seu uso, sejam nacionais ou internacionais, bem como as várias circunstâncias e intensidades disponíveis do uso da força, é uma necessidade.

A divulgação dos princípios de uso progressivo da força pela polícia é uma forma de orientar os policiais a respeito dos vários fatores de influência da sua utilização ou não, do tipo de força e das possíveis reações do policial em relação às atitudes do suspeito encontradas  no dia-a-dia operacional.

Conteúdos

  • Uso da Força pela Polícia

  • Modelos de uso Progressivo da Força

  • Princípios Básicos do Uso da Força

  • O Uso Progressivo da Força

11. Curso Busca e Apreensão – BEA -  60 horas

Um dos principais objetivos que motivaram a estruturar este curso foi o de estabelecer procedimentos legais e operacionais para a correta execução da busca e apreensão e valorização dos objetos apreendidos, a partir da observância dos preceitos constitucionais e legais e das técnicas periciais de garantia e validação na cadeia de custódia de vestígios. 

Todavia, ao depararmos com o objetivo acima, também verificamos que o instituto da “busca e apreensão” como um todo deveria ser – por nós – compreendido como o primeiro objetivo a ser alcançado neste curso, uma vez que nele encontramos, dentre tantas casuísticas, vícios de interpretação e até erros na sua execução que precisariam ser discutidos dentro de uma nova visão metodológica.

A busca e apreensão é um instrumento muito utilizado para a juntada de provas nos inquéritos policiais e nos processos criminais, porém, até hoje não tínhamos este assunto escrito de forma sistematizada, de maneira a orientar os procedimentos operacionais a serem seguidos, em consonância com os aspectos legais.

Assim, o conteúdo que você encontrará neste curso, tanto na parte escrita quanto em vídeo e outros materiais de apoio, seguirão um padrão de orientação operacional para uma execução da busca e apreensão que garanta ao máximo a idoneidade dos objetos apreendidos e a cadeia de custódia dessas provas.

Conteudistas

Alberi Espindula, Perito Criminal – www.espindula.com.br

Jerry Antunes de Oliveira, Delegado de Policia Federal

Paulo Tarso de Oliveira Gomes, Delegado de Policia Federal

Conteúdos propostos

Módulo 1 – Elementos Básicos da Busca e Apreensão - envolve as aulas 1, 2 e 3

  • Conceito e enfoques básicos

  • Legislação

  • Fundamentação técnica dos locais de busca e apreensão

Módulo 2 – Locais de Busca e Apreensão - envolve as aulas 4,5 e 6

  • Peculiaridades de alguns tipos de locais de busca e apreensão

  • Ambientes específicos

  • Incidentes decorrentes da execução do mandado judicial

Módulo 3 -  Qualificação Profissional e Planejamento - envolve as aulas  7,8 e 9

  • Qualificação profissional

  • Logística necessária

  • Planejamento da execução

Módulo 4  Atitudes Profissionais - envolve as aulas 10, 11, 12, 13,14

  • Atitudes da autoridade policial;

  • Atitudes dos peritos criminais;

  • Atitudes dos agentes policiais;

  • Trabalhar proativamente; e

Desdobramentos após a busca e apreensão.

FICHA DE INSCRIÇÕES,  NO LINK:

https://senasp.dtcom.com.br/dotnet/ficha 

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO JURÍDICA

GRATUITA 

PERÍODO MATUTINO OU NOTURNO

DATA

HORÁRIO

DISCIPLINA

TEMA

PROFESSOR (A)

Segunda
23

19h15
20h45

Ciências Criminais

Reformas legislativas: Atuais e tendências de lege ferenda - na seara criminal.

Rogério Sanches - SP

21h
22h30

P. Penal

Garantias penais e processuais na Convenção Americana de D. Humanos.

Luiz Flávio Gomes - SP

 

 

 

 

 

Terça
24

19h15
20h45

D. Civil

Direito de família em transformação.

Pablo Stolze - SA

21h
22h30

D. Tributário

"Regressividade: Uma progressividade às avessas"

Eduardo Sabbag - SP

 

 

 

 

 

Quarta
25

19h15
20h45

D. Administrativo

Servidores públicos.

Fernanda Marinela - SP

21h
22h30

D. Previdenciário

Benefícios incapacitantes.

Flávia Cristina - SP

 

 

 

 

 

Quinta
26

19h15
20h45

Difusos

Atualidades em temas de ações coletivas.

Fernando Gajardoni - SP

21h
22h30

P. Civil

Panorama sobre a última reforma do CPC.

Fredie Didier - SA

 

 

 

 

 

Sexta
27

19h15
20h30

D. Constitucional

Colisão de direitos fundamentais: a inviolabilidade do direito à vida.

Marcelo Novelino - SP

20h30
21h00

D. Eleitoral

 

Thales Tácito - SP

21h15
22h30

D. Comercial

Apontamentos sobre cheque.

Alexandre Gialluca - SP


 

Av Mal. Floriano Peixoto, 896 centro - Curitiba 

Inscrições pelo fone 3232-6817

 

LINK: http://www.lfg.com.br/

 

Chamar alguém de viado é como ser racista, afirma ministro britânico

Por Redação 10/7/2007 18:49


Crianças que chamarem os colegas de "gay" ou "viado" devem ser tratadas como racistas, afirmou anteontem o novo ministro da Infância da Inglaterra. Kevin Brennan, um ex-professor, disse que novas orientações seriam enviadas às escolas estabelecendo que as agressões físicas e/ou verbais entre alunos devem ser punidos da mesma maneira que qualquer ataque racista em ambiente escolar.

O novo ministro pediu aos professores que façam mais para ajudar e apoiar alunos que estejam "incertos sobre sua sexualidade" e argumentou que aqueles que falham em lidar com as agressões homofóbicas são cúmplices da violência. Segundo ele, as escolas também precisam desenvolver uma "cultura mais ampla de apoio a alunos gays e lésbicas".

Em discurso para o grupo gay Stonewall, Brennan disse que "assim como levou vários anos para que as leis de igualdade racial penetrassem em nossa cultura e tornassem a linguagem racista inaceitável, temos que conseguir o mesmo com a linguagem homofóbica."

"Precisamos criar uma cultura na qual a homofobia seja tão impensável quanto o racismo. Essa cultura precisa se espalhar por toda a nossa sociedade, mas acredito que as escolas sejam o lugar certo para começar."

Ele afirmou ainda: "A erradicação da discriminação entre nossos jovens é a minha maior prioridade. (...) Vergonha, indignidade e humilhação na escola são coisas que nenhum jovem deveria ser obrigado a enfrentar."

FONTE: http://www.acapa.com.br/site/noticia.asp?codigo=2004