DOUGLAS RIBAS BUSSE - HOME PAGE

Minha família, minha maior alegria.

Home        Pessoal          Famílias         Dicas

Famílias

Para ver os descendentes cadastrados click sobre a família que abrirá a respectiva página.

 
Família Busse
O nome Busse é classificado como sendo de origem de patronal, e pode ser achado nos países que falam alemão e também em Alsácia-Lorraine. Um patronal é derivado do nome pessoal do pai ou do portador original do nome como um sobrenome. Tinham servido como ornamento de um nome patronal. Depois do primeiro nome passou de pai para filho afim de identifica-lo melhor na comunidade local. Atualmente o sobrenome Busse é freqüente na Alemanha Central e no Norte, sendo a forma reduzida usado na Alemanha antiga do nome pessoal Busrkhard. O próprio Busrkhard está composto do alemão antigo "burgo" , significando " castelo ", e " herti " de harti, significando " duro ". Formas variantes do nome Busse incluem Bub, Bube, Bussi, Bosse.
Etimológico: Busse, sob. Al.: 1) Busse "protetor enérgico"; 2) hip. De Bodomar: "brilhante ( mar) no combate ( bodo); 3) hip. De burcardo - germ Burkhard, de top: "burgo ( burk) forte ( hard).
Heraldica
Brasão : Um crucifixo, acompanhado em base através de três botões de rosas.
Tradução: A rosa significa beleza e graça, esperança e também alegria.
Crista: Um crucifixo.
Origem: Alemanha.

 
Família Lorusso
De origem italiana o nome Lorusso é classificado como de origem de um apelido, Sobrenomes que são derivados de um apelido constituem-se na mais ampla e variada de origem de nomes. O mais óbvio são atributos do portador. Neste particular, o sobrenome Lorusso é derivado do termo regional "russu", no italiano comum "rosso', do Latin "rubeus", semelhante a ruivo, neste caso refere-se ao cabelo ou ao tipo do primeiro portador do nome. Este foi o caminho mais comum de identificação utilizado nos primórdios em que se desenvolveu de forma formal a utilização de sobrenomes. Lorusso é de fato parte de um largo conjunto de variação de nomes os quais incluem Rosso, Rossi, Rossely, Rossety, Larusso e Russiano. Ele foi achado inicialmente na Italia em particular variações do sobrenome e dialetos no Sul da Itália, indicativos afirmam que o sobrenome Lorusso é originário de Matera, Pisticci e Potenza e que o primeiro registro do nome foi na forma "Roussos" e foi achado na cidade de Carbone em 1086
Etimológico: Lo Russo - var. regional, de modo particular meridional, de Rosso;; provém diretamente do lat. Popular e med. Russus, vermelho, ruivo, avermelhado.
Heraldica
Brasão : Par de faixas azul e vermelha
Crista:.Uma águia de asas abertas com coroa de ouro
Origem:.Itália

 
Família Ribas
O sobrenome Ribas é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do portador original. Nomes habitacionais nos dizem de onde foi saído o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar indentificado por uma característica topográfica. No que diz respeito ao sobrenome Ribas, este provem de família espanhola originária da Vila de Rivas, local de onde tiraram o sobrenome. Na batalha de Navas havia um cavaleiro do rei D. Afonso de nome Salvador Garcia de Ribas. Esta Família se fixou em Portugal na região do Alentejo.
Etimológico: Ribas, sobr. Port. Top., pl de riba: "ribanceira, vizinhança ou borda de algum rio, terras adjacentes a um rio". Cp. It. Riva; fr. Rive, Ribes. Na Esp. Riba, Rivas.
Heraldica
Brasão : De ouro, com uma cruz florenciada de azul e bordadura do mesmo, carregada de sete flores-de-lis do primeiro esmalte.
Tradução:.Ouro simboliza o sol e denota generosidade e nobreza. Aqueles que portam este metal são obrigados a lutar pelo seu principe. Azul indica fidelidade.
Crista:.Três plumas de avestrus
Origem:. Portugal e Espanha

 
Família Casado
O sobrenome espanhol Casado é de origem toponímico. Os sobrenomes .toponímicos são aqueles que derivam do lugar de origem do portador inicial deste apelido. Neste caso, foi confirmado por uma autoridade em heráldica portuguesa, que este sobrenome Casado, que se estabeleceu em Portugal, é uma variante do toponímico e do sobrenome Quesada, é o nome de uma vila e castelo da província de Jaen ( Andaluzia). Segundo os etimologistas, este toponímico Quesada deriva de da palavra latina "caseus" que significa "mesa cheia de leite e queijo".
Etimológico: Casado, sobr., port.: 1) refere-se ao estado civil. Contrapõe-se, p. ex., João Soares Casado a outro João Soares não Casado, ou João Soares Solteiro; 2) de origem esp., top.: "Procedem de Lopo Dias de Quesada, cavaleiro.castelhano, que socorreu a el-rei D. Afonso VII...""Em este Reino, se corrompeu em Casado..."- Vila de Quesada ( Reino de Córdova)
Heraldica
Brasão :.Em arcos, uma ponte azul, sobreposta por uma cabeça coroada de ouro
Crista:. Três plumas de avestruz
Origem:. Espanha

 
Família Pimpão ( Araújo)
Etimológico: Pimpão, sobr. Br., originário da palavra pimpa, de bem vestido, Francisco Ignácio de Araújo que ao ir a missa era chamado de Seu Pimpão, em termo elogioso aos trajes que vestia acompanhado de sua esposa, adotou o apelido como sobrenome e registrou seus filhos com este sobrenome.
Etimológico: Araújo, sobr. Port. Top., do galego (Esp.) do castelo de Araúja, perto do rio Minho. Passou o sobr. A Portugal por Pedro Pais de Araúja, alferes-mor do reino de Leão e depois do de Portugal. Passou ao masc. Por se referir freqüentemente a homem.
Heraldica
Brasão : Campo de prata, uma aspa azul, com cinco besantes de ouro nela.
Crista:. Um Mouro de perfil, com braços, vestido de azul, com capelo de ouro, como de caça
Origem:. Portugal

 

Informação para Contato